terça-feira, 2 de novembro de 2010

Professora e OG Terezinha Lauermann destaque no site Conexão Professor

Aulas interativas e inovadoras: o futuro da escola?


Professora Terezinha com seus alunos

11/08/10

Por Carolina Nunes

Sexta-feira, 19h. Depois de um dia intenso de trabalho, jovens de 18 e 19 anos têm que decidir entre a escola e os amigos. Muitas vezes, a professora de sociologia e filosofia Terezinha Lauermann, do Colégio Estadual Professor Dinamérico Pereira Pombo, de Campo Grande, perdeu seus alunos da Educação para Jovens Adultos (EJA) para o bar mais próximo da escola.

Algo tinha que ser feito, mas o que poderia mudar este cenário? Terezinha começou a trabalhar com música, filmes e questões atualizadas para o Enem, além de associar a informática ao ensino de sua disciplina. As apresentações do conteúdo programático contam com seu laptop e o data show da escola é seu companheiro em sala de aula.

“Desde 1994 eu trabalho com mídias. Faço também todos os cursos disponibilizados pelo MEC, como o de “Mídias na Educação”. Estou sempre me reciclando. As ferramentas são inúmeras, depende muito do interesse de cada profissional. Tenho 51 anos e até hoje eu procuro me atualizar. É preciso buscar o conhecimento, o professor precisa disso. É horrível ser questionada e não saber responder”, destacou Terezinha.

Tanta qualidade em sala exige tempo e dedicação. Terezinha seleciona o material previamente, faz uma leitura anterior dos textos, verifica o tempo de duração dos filmes e ainda conversa com seus colegas de outras disciplinas para realizar um trabalho interdisciplinar. Além do trabalho como professora, há 29 anos, ela também atua como orientadora de gestão e atende um grupo de dez escolas da rede estadual. Você deve estar se perguntando como ela tem tempo para fazer tantas coisas, mas a resposta é simples: “Quando a gente faz o que gosta, tem tempo pra tudo. Eu tenho duas filhas, genro e primas, todos professores. Eles seguiram a minha profissão, pois veem o quanto gosto dela. Se eu não fosse professora, realmente não saberia o que fazer”, afirmou.


Um comentário:

  1. Olá Pessoal,
    Fiquei sabendo através do youtube que a professora Terezinha se tornou a primeira diretora da Escola Sustentável do Brasil.
    Será que alguém tem o telefone ou e-mail dela para que eu, professor Paulo Cesar possa dar os parabéns a ela?

    meu e-mail: pccoelho52@gmail.com
    Telefone: 7890-3031 ou ID 14*1064

    ResponderExcluir