quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Projeto: Integração Cultural C.E. Agostinho Neto




O C.E. Agostinho Neto realizou hoje, 4 de novembro,  a culminância do Projeto de Integração Cultural: Halloween  x  Día de los Muertos.
Durante todo o mês de outubro os alunos  aprenderam sobre a cultura  americana e  mexicana com as professoras de inglês e espanhol da unidade. 


Foram realizadas pesquisas, debates além da  exibição de vídeos que permitiram a desmitificação de alguns conceitos e a construção de um  outro olhar sobre as diferentes culturas que nos cercam.  

A conclusão do trabalho se deu com a preparação de uma festa dupla, de um lado o  Halloween, comemorado dia 31 de outubro e do outro a Festa de Día de los Muertos no México, realizada dia 2 de novembro.  



Os alunos  trouxeram cartazes, pesquisas de opinião,  pratos típicos, vestimentas, jogos e brincadeiras além de montarem um altar de día de los muertos como é feito no México. Também houve um concurso para a melhor fantasia e o prêmio foi uma transformação de "Bruxa" em "Princesa"  com "O Dia da Beleza" oferecido pela mãe do  aluno Rodolfo do 3° ano do EM, dona de um salão de beleza na comunidade.
O projeto envolveu toda a equipe da escola e despertou nos alunos a consciência crítica sobre os diferentes aspectos culturais e sociais de outros povos.

Um comentário:

  1. Amei saber que você fez o registro do Projeto no blog. Legal !!! ... Eu tive um IMENSO prazer em estar a frente e ter promovido aos alunos e colegas esse momento de conhecimento cultural e pura descontração... "Gracias ... Muchísimas gracias" ...

    ResponderExcluir