quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Metro IV no Cinema Para Todos

Alunos da Metro IV participam de sessão especial de Tropa de Elite 2

Por Mariana Garcia
Fotos Cris Torres
As secretarias de Estado de Educação e de Cultura promoveram, hoje (22/10), em Sulacap, uma sessão especial do filme “Tropa de Elite 2” para 900 alunos da rede estadual de ensino. Os secretários Wilson Risolia e Adriana Rattes recepcionaram a garotada ao lado do diretor do filme, José Padilha, e dos atores André Ramiro (o Matias, do BOPE) e Sandro Rocha (o chefe da milícia). Sete escolas da Zona Oeste do Rio participaram do evento, que comemorou também a marca de 300 mil ingressos utilizados no Programa Cinema para Todos.
- Esse projeto é um estímulo à produção cinematográfica do nosso país.
E é muito importante que vocês levem essa discussão para dentro da sala de aula – afirmou o diretor, José Padilha, que lembrou também que, hoje, o cinema nacional ocupa 55% das salas de exibição.


Alunos do Colégio Estadual Madre Teresa de Calcutá
Os alunos estavam super empolgados na portaria do cinema, esperando ansiosamente pelo início da sessão. Foi o caso das alunas Aghata Regina e Íris Valéria, ambas do Colégio Estadual Madre Teresa de Calcutá, em Realengo:

Professor Fabrício e as alunas Aghata e Íris
- Nossa escola se mobilizou bastante para trazer muitos alunos. Inclusive, somos a unidade com mais estudantes aqui, cerca de 400 vieram! Estávamos muito curiosas para assistir ao filme, pois traz uma discussão importante sobre ética e corrupção – afirmaram as amigas ao lado do professor Fabrício.



Samuel Santos, do C E Madre Teresa de Calcutá recebe a camiseta do programa

Professores, diretores e a equipe animada do projeto Cinema para Todos acompanharam os alunos, que se dividiram em cinco salas do espaço Cine 10, em Sulacap. A coordenadora regional da Metropolitana IV, Rita Duque Estrada, também marcou presença com sua equipe.

Desde novembro de 2008, o programa Cinema para Todos distribui vales-ingressos de filmes nacionais para alunos e educadores da rede estadual de ensino. Os participantes do programa têm a experiência de ir ao cinema, muitas vezes pela primeira vez, para assistir a filmes concorridos, como: Nosso Lar, 5xFavela – Agora por nós mesmos, Chico Xavier, Sonhos Roubados, Quincas Berro d´Água, Lula – o filho do Brasil, Utopia e Barbárie, As Melhores Coisas do Mundo, Se Eu Fosse Você 2, Palavra (En)Cantada, Verônica, Orquestra dos Meninos, entre outros títulos.

Mais informações sobre o projeto:
CINEMA PARA TODOS
O programa CINEMA PARA TODOS, que distribui vales-ingressos para alunos e educadores da rede estadual de ensino assistirem a filmes nacionais, já levou 297 mil pessoas aos cinemas, nas suas duas edições, desde novembro de 2008. Os participantes do programa tem a experiência de ir ao cinema, muitas vezes pela primeira vez, para assistir na tela grande a filmes como Nosso Lar, 5xFavela – Agora por nós mesmos, Chico Xavier, Sonhos Roubados, Quincas Berro d´Água, Lula – o filho do Brasil, Utopia e Barbárie e As Melhores Coisas do Mundo. Na primeira edição do programa, em 2008/2009, filmes como Seu Fosse Você 2, Palavra (En)Cantada, Verônica, Orquestra dos Meninos, entre outros títulos, receberam um público novo e bastante interessado, através do projeto que tem a formação de platéia para o cinema nacional como um dos seus principais objetivos.
A partir de 18 de outubro, o concorridíssimo Tropa de Elite 2 começa a fazer parte do programa. Alunos e professores de escolas estaduais, com direito a levar um acompanhante, podem passar nas bilheterias do cinema, trocar seu vale-ingresso por um ticket e entrar na sala para assistir ao filme mais esperado do ano gratuitamente. Serão realizadas também sessões fechadas especiais para turmas de escolas, algumas seguidas de debates.
A primeira sessão especial de Tropa de Elite 2, dia 22 de outubro, próxima sexta-feira, no novo cinema de Sulacap, será apresentada pelo diretor José Padilha, pelos atores Sandro Rocha e André Ramiro, pela Secretária de Estado de Cultura Adriana Rattes e pelo Secretário de Estado de Educação Wilson Risolia Rodrigues. Serão distribuídos brindes especiais do filme e do programa para os 900 estudantes.
A parceria entre o Tropa de Elite 2 e o programa CINEMA PARA TODOS vai além de viabilizar o acesso dos estudantes e educadores às sessões do filme. Os promotores que visitam as escolas estaduais estão fazendo uma divulgação especial (levando cartazes, trailer, material promocional) e o filme ganhou destaque no site do CINEMA PARA TODOS. A equipe pedagógica do programa produziu um material específico sobre Tropa de Elite 2 com o objetivo de assessorar os professores e diretores das instituições, grandes aliados do projeto, sobre como o cinema pode servir como uma janela para o aprendizado dos alunos, a partir do uso dos filmes nas atividades pedagógicas em sala de aula, podendo ser também apenas uma atividade com caráter de lazer. Gisella Cardoso, gerente do Programa, comenta a finalidade deste tipo de ação: “É incrível e muito importante essa possibilidade de usar um filme tão atraente para o aluno e que também pode servir para o educador problematizar e tematizar em variadas atividades sugeridas pela nossa equipe pedagógica as questões com que nossa sociedade se depara no dia a dia."

Realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em convênio com o ICEM -Instituto Cultura em Movimento, e em parceria com o Sindicato dos Exibidores e o Sindicato dos Distribuidores, o CINEMA PARA TODOS, além de beneficiar estudantes e promover a formação de público, também estimula a cadeia produtiva do audiovisual e reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores. Cada município conta com pelo menos um promotor, morador da região, responsável por distribuir os vales-ingresso e motivar alunos e professores a participarem do programa.

Fonte:http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=648&idItem=4380 idsecao=13

Nenhum comentário:

Postar um comentário